terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Ano NOVO, vida VELHA!!!



 Olá, meus caros!!! 


Nesses últimos dias parei para observar as comemorações de natal e virada de ano e cansei de ouvir e ler a seguinte frase: “Ano novo, vida nova!”

E me pergunto: Como assim, “vida nova”? Se os amigos, a família, o emprego, a casa, os vizinhos, os problemas, os sonhos, os planos, o carro, as dívidas... SÃO (quase sempre) OS (AS) MESMOS (AS)???

Pensando e analisando...

Cheguei a uma explicação digamos que mais plausível para a dita questão... Chama-se PUBLICIDADE, meus caros. Isso mesmo. Graças a ela que as datas especiais passam a ser datas comemorativas. E tudo girando em torno do CONSUMISMO.

Não entendem onde quero chegar? Então pensem comigo.

Começaremos pelo Natal. Data onde deveria ser comemorado o nascimento de Cristo. Mas vocês sabiam que a data em que comemoramos o Natal (25/12) não é conhecida como o aniversário real de Jesus?E que pode ter sido inicialmente escolhida para corresponder com qualquer festival histórico Romano ou com o solstício de inverno?

O Natal é o centro dos feriados de fim de ano e da temporada de férias. Embora sendo um feriado cristão, o Natal é uma data muito querida e bastante comemorada pelos não-cristãos. No entanto essa data é indiscutivelmente cheia de costumes seculares e modernos (graças a dita publicidade). Costumes típicos do feriado incluem a troca de presentes e cartões, a Ceia de Natal, músicas natalinas, festas de igreja, uma refeição especial e a exibição de decorações diferentes; incluindo as árvores de Natal, pisca-piscas, guirlandas, presépios... Além disso, o Papai Noel é uma figura mitológica popular (não digam isso as crianças) em muitos países, associada com os presentes para crianças.

Como a troca de presentes e muitos outros aspectos da festa de Natal envolvem um aumento da atividade econômica entre cristãos e não cristãos, a festa tornou-se um acontecimento significativo e um período chave de vendas para os varejistas e para as empresas. O impacto econômico do Natal é um fator que tem crescido de forma constante ao longo dos últimos séculos em muitas regiões do mundo.

Baseada nisso acho que essas grandes comemorações de virada de ano é algo inventado por alguma fábrica de fogos de artifício (risos).

No mais...

FELIZ 2011 PARA TODOS!!!