A história do outdoor e da propaganda ao ar livre se perde na origem dos tempos. Por absoluta falta de condições tecnológicas, o outdoor teve forçosamente de ser o primeiro meio publicitário utilizado pelo homem para divulgar seus produtos, seus serviços, suas idéias.
Se fôssemos considerar a tradução literal da expressão inglesa outdoor, o seu significado seria “do lado de fora da porta”. Publicitariamente, porém, a palavra outdoor tem um significado muito mais específico.
Ela começou a ser utilizada como uma abreviatura da expressão outdoor advertising, que significa, numa tradução não acadêmica, propaganda ao ar livre. E, de fato, o termo outdoor, em vários países do mundo, designa todo e qualquer tipo de propaganda colocada externamente, ao ar livre.
Por costume ou convenção, atualmente, no Brasil, denomina-se outdoor à tabuleta de 9 metros de comprimento por 3 de altura, onde são afixadas 32 folhas de papel que formam a mensagem. Todos os demais tipos de propaganda ao ar livre não devem ser considerados como outdoor. O outdoor é uma das formas de se fazer propaganda ao ar livre. Todo outdoor é uma propaganda ao ar livre, mas nem toda propaganda ao ar livre é um outdoor.
Por que utilizar o outdoor?
Enquanto nos demais veículos de comunicação a propaganda é um suporte financeiro inserido dentro de um contexto editorial, no outdoor ela é tudo, a razão de existência do próprio meio.
Fonte: Viamão Mídia
Se fôssemos considerar a tradução literal da expressão inglesa outdoor, o seu significado seria “do lado de fora da porta”. Publicitariamente, porém, a palavra outdoor tem um significado muito mais específico.
Ela começou a ser utilizada como uma abreviatura da expressão outdoor advertising, que significa, numa tradução não acadêmica, propaganda ao ar livre. E, de fato, o termo outdoor, em vários países do mundo, designa todo e qualquer tipo de propaganda colocada externamente, ao ar livre.
Por costume ou convenção, atualmente, no Brasil, denomina-se outdoor à tabuleta de 9 metros de comprimento por 3 de altura, onde são afixadas 32 folhas de papel que formam a mensagem. Todos os demais tipos de propaganda ao ar livre não devem ser considerados como outdoor. O outdoor é uma das formas de se fazer propaganda ao ar livre. Todo outdoor é uma propaganda ao ar livre, mas nem toda propaganda ao ar livre é um outdoor.
Por que utilizar o outdoor?
- O outdoor é um meio de grande impacto. Sempre que um produto ou serviço necessite ser anunciado com uma grande dose de impacto, o outdoor é sempre um dos meios mais lembrados;
- O outdoor é um dos meios que mais exibe o produto, e que menos explica. Poucas vezes um produto é exibido em dimensões tão ampliadas e de forma tão intermitente como num outdoor;
- O outdoor é quinzenal. O outdoor permite também a renovação quinzenal de mensagens, que o torna ágil o suficiente para anunciar liquidações, promoções, cursos, exposições e qualquer outro produto e serviço que exija essa rapidez;
- O outdoor é instantâneo. O outdoor consegue comunicar uma mensagem de maneira praticamente instantânea;
- O outdoor não pode ser desligado.
Enquanto nos demais veículos de comunicação a propaganda é um suporte financeiro inserido dentro de um contexto editorial, no outdoor ela é tudo, a razão de existência do próprio meio.
Fonte: Viamão Mídia