Inaugurada em 1998 a Monkey Paulista foi o primeiro espaço a utilizar o nome de Lan House, a Monkey Paulista com seu grande sucesso foi projeto piloto de franquias Monkey Lan4fun onde alcançou mais de 60 lojas em 2003, além de servir de inspiração para milhares de pequenos empreendedores de todo o Brasil para um segmento que, hoje, é responsável por 48% dos acessos a internet das classes D e E. No final da tarde, quando os últimos funcionários deixarem o local, encerra-se a trajetória de 12 anos de um espaço que fez história entre os gamers brasileiros. O conceito de um local exclusivo para jogos, com computadores ligados em rede, foi trazido da Coreia do Sul e ganhou força com uma geração que se acostumou a jogar interagindo com o adversário lado a lado.
Último dia sem jogos
Doze anos depois de importar o conceito das lan houses, a diretoria da Monkey não quis comentar os motivos para o fechamento da primeira unidade da rede no Brasil – a última que ainda estava em atividade.
Em seu site, a loja publicou uma relação dos móveis e equipamentos eletrônicos que estavam no local, todos à venda. Na mesma página, a empresa afirma que seguirá com as atividades de eventos e consultoria.
Apesar de ser o último dia de funcionamento da Monkey, não haverá ninguém jogando nesta quinta-feira. Os computadores com configuração para jogos foram os primeiros a serem vendidos. Na tarde desta quarta-feira, restavam apenas dois deles em uma das salas que eram reservadas para os jogos, no primeiro andar.
No térreo, menos de 20 computadores com acesso a internet ainda estavam à disposição para quem quisesse ler e enviar e-mails, acessar redes sociais ou outros sites. Na manhã desta quinta, esses equipamentos também serão desligados para o fechamento da loja.
Fonte: globo.com/Monkey